Xabi Alonso já jogou quatro vezes contra o Liechtenstein, mas nunca marcou, apesar da sua seleção ("La Roja") ter totalizado 16 golos nessas partidas. Até o seu homónimo (se excluirmos o sotaque de Viseu) Xavi molhou a sopa, mas o jogador do Real Madrid nunca marcou à equipa do principado. Não se sabe se Xabi terá um gosto especial pelo Liechtenstein (o principado) mas se fosse um artista plástico não haveria dúvidas de que seria o Roy, nome grande da PopArt.
Vamos à argumentação. Xabi é um jogador diferente, talvez o único hipster do futebol (sim amigos, podem pôr fotos no Instragram e usar óculos de massa, mas enquanto dançarem Telô no balneário, esqueçam). A GQ brasileira mostrou recentemente que as séries de TV favoritas de Xabi são Homeland, Mad Men, The Wire e Dexter (Hispster alert: elevado). Já os gostos musicais, rebentam a “hipster scale”: o médio espanhol é fã de The Black Keys, Smiths, Tom Petty e Josh Rous.
Está bem que a “Cara de Barcelona”, escultura de Lichtenstein, não abona na colagem ao madridista Xabi, mas, para compensar, Xabi é – de longe – o jogador do Real Madrid com o estilo mais catalão.Além disso, Xabi Alonso é uma espécie de herói de banda desenhada, que Lichtenstein tanto destacou nas suas obras. Em 2005, quando ganhou com as cores do Liverpool a final da Champions contra o AC Milan, em Istambul, teve até direito a ser protagonista de uma história aos quadradinhos, intitulada de “As mágicas aventuras de Stevie [Gerard] e Xabi em Istambul”.
Dirão que os hipsters também gostam de Warhol. É verdade. Mas Warhol era louco (não se está a ver Xabi Alonso a ser ousado dentro das quatro linhas, como quando Andy, por exemplo, dirigiu um filme intitulado de Blow Job). O filme é mudo (o que face ao título não deixa de ser interessante). Mas Mourinho diz que Xabi é um excelente comunicador, logo também não encaixa.
Xabi Alonso é um pai de família, dedicado, tal como Lichtenstein, cujo o primeiro quadro que pintou foi do Rato Mickey que fez para... oferecer aos filhos. Por tudo isto e – por ser dos poucos jogadores de futebol que apreciaria um “Quadro Linhas”– Xabi foi o escolhido para estrear esta rubrica.
Sem comentários:
Enviar um comentário